O Twitter é um serviço de “microblogging”, ou seja, de mensagens online, que permite aos seus utilizadores “postar” pequenas mensagens sobre assuntos que lhes interessem e que, de certa forma, estejam relacionados com o que estão a fazer no momento da publicação. Os utilizadores desta plataforma devem responder, com a publicação de mensagens, à pergunta “What are you doing?”. O “slogan” do Twitter, em português - “O que fazes neste instante”, leva os internautas a publicar mensagens de 140 caracteres, nas quais descrevem aquilo que fazem, lêem, criam, pensam ou sentem.
À semelhança dos blogs, o Twitter (criado em 2006 pela Obvious Corp) alterou por completo a dinâmica da Internet. Mas a sua estratégia de comunicação é bastante mais simples e imediata que a dos blogs. Essa estratégia foi fundamental para o aparecimento de uma comunidade online e de grupos de amigos (que até então eram desconhecidos), que têm vindo a aumentar exponencialmente.
O Twitter veio responder à, cada vez mais evidente, necessidade de comunicar com celeridade, ao encorajar “posts” mais pequenos, não formais e de baixa exigência de tempo, quer ao nível da publicação, que ao nível da consulta.
A utilização do Twitter pode ser por SMS, e-mail, site oficial, RSS ou até mesmo através de um programa especializado. A actualização de conteúdos ou a recepção de avisos pode ser feita por telemóvel. Isso facilita a sua utilização e permite que em muitas zonas ou países onde a rede de telecomunicações está mais desenvolvida que a de Internet, se possa aderir ao Twitter.
A plataforma de “microblogging” pode ser utilizada por várias pessoas, empresas ou até mesmo meios de comunicação social. A estrutura do Twitter permite que se promova uma comunicação/relação não só de indivíduo para indivíduo, como também de empresa para consumidor e ainda uma relação “business to business”.
Nos Estados Unidos o Twitter é bastante utilizado, chegando a ser considerado uma “febre” (determinados assuntos, como por exemplo as presidenciais americanas, geram milhares de mensagens). No entanto em países como Portugal, que resistem à inovação, ainda não teve a adesão das massas, sendo apenas utilizado por um restrito grupo de pioneiros.
Apesar da difícil incrementação do Twitter em Portugal, já muitos media, serviços, e pessoas conhecidas, inclusive jornalistas, se socorrem deste serviço:
Media:
- Expresso: http://twitter.com/ExpressoOnline
- Público: http://twitter.com/publico
Pessoas:
- Carlos Araújo Alves: http://twitter.com/Ideias_Soltas
- Ricardo Bernardo: http://twitter.com/zone41
- Catarina Campos: http://twitter.com/catmagellan
- Rui Costa: http://twitter.com/ruijscosta
- Alcides Fonseca: http://twitter.com/alcides
- António Granado: http://twitter.com/agranado
- Karlmacx: http://twitter.com/karlmacx
- Ana Lutetia: http://twitter.com/analutetia
- Bruno Pacheco: http://twitter.com/pubaddict
- Mário Pires: http://twitter.com/Retorta
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